FATOS HISTÓRICOS

HISTÓRICO DA ESCOLA


A Escola Municipal Dr. Vasconcelos Costa foi criada pela Portaria 1542 de 28/06/76 e Portaria (GB) gab 041/81 de 25/08/81 e Portaria 1523/94 no Bairro Faisqueira, Pouso Alegre – MG.
            A Escola funcionou, primeiramente, à Rua Antônio Scodeller, s/nº, com apenas uma sala de aula, sendo a primeira professora a educadora Nair Carleti. Conforme dados fornecidos por um morador e ex-aluno, Acrísio Scodeler, a primeira escola foi construída em um terreno doado por Guido Gersoni, sendo ele também quem mandou construí-la, ficando para a prefeitura somente a responsabilidade de arcar com as despesas com os professores. Juntamente, com a professora Nair Carleti, trabalhou as educadoras Lucy, Maria Brandão e Durvalina.


Ruinas da Primeira Escola "Vasconcelos Costa"

            Mais tarde a escola foi transferida para outro prédio, na rua Oswaldo Bernardes, também no Bairro da Faisqueira.
            Em 1987, na administração do ex-prefeito Dr. Simão Pedro,  foi Construída e Inaugurada o prédio da Escola na rua Pedro Fernandes, nº 45, no bairro de Lourdes, vindo a funcionar somente em janeiro de 1988. Com a mudança da entrada da escola, esta passou para Rua Sebastião Nicolau de Andrade, s/nº, no mesmo bairro. Nos primeiros anos, a escola funcionou com 4 salas de aula de pré-escola à 4ª série, em dois turnos.
            De acordo com a Lei Municipal nº 4693/08 a Escola Municipal Doutor Vasconcelos Costa muda para a Av. Maria Chiarini Machado, Quadra F, Loteamento Bela Itália. Suas atividades passam a ser integradas com a Escola Municipal Francisco Sales, então situada no Bairro Nossa Aparecida, neste município.
            Em 1º/02/2008, o atual prédio da Escola Municipal Dr. Vasconcelos Costa, inicia suas atividades com Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano, buscando a formação de crianças e adolescentes, pautada numa educação social, ética e humana.

Fonte: Arquivos da Escola Municipal Dr. Vasconcelos Costa



Atual prédio da Escola Municipal Dr. Vasconcelos Costa 



VISTA AÉREA DA ESCOLA EM 2010



HINO A ESCOLA MUNICIPAL DR. VASCONCELOS COSTA
DE SONHO A REALIDADE
NOSSA ESCOLA COMEÇOU
SEM NENHUMA MAJESTADE
SUA SEMENTE, ENTÃO, BROTOU.

REFRÃO

MINHA ESCOLA,
NOSSA ESCOLA;
É O MAIS FORMOSO LAR.
É NA “VASCONCELOS COSTA”,
QUE SE APRENDE A AMAR!


NO BAIRRO DA FAISQUEIRA
TERRA BOA ENCONTROU.
NESTE SOLO ABENÇOADO,
SUA RAIZ, ENTÃO, FINCOU.

REFRÃO

DR. VASCONCELOS COSTA
FOI O NOME QUE GANHOU
E COM O PASSAR DO TEMPO
EM BELA ÁRVORE TRANSFORMOU.

REFRÃO
NOSSA ESCOLA É TESOURO
DE BELEZA SEM IGUAL,
É DIAMANTE RELUZENTE
LAPIDANDO PRO SABER
TODO AQUELE QUE SEDENTO
BUSCA A ARTE DO APRENDER.

REFRÃO


AUTORIA: PROFª. SILVANA MARIA CHAVES DA COSTA
MÚSICA: JOSÉ CARLOS (PAI DE ALUNO)

PATRONO DA ESCOLA


José Antônio Vasconcelos Costa
               (1916 - 2008)







José Antônio Vasconcelos Costa nasceu em Sete Lagoas, no dia 4 de janeiro de 1916. Foi deputado federal por três mandatos a partir de 1945. Foi secretário de Estado de Administração no governo de Levindo Ozanam Coelho e de Turismo no governo de Francelino Pereira. Foi ainda prefeito de Pouso Alto, Pouso Alegre, São Sebastião do Rio Verde, Uberlândia e Sete Lagoas. Quando deputado federal, Vasconcelos Costa foi membro permanente do Brasil na ONU.

Além desses cargos, Vasconcelos Costa foi professor titular de Direito Internacional Público da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), presidente da Hidrominas e diretor da Associação Comercial de Minas Gerais.

 
Nomeado Prefeito de Pouso Alegre - ( 1941 até 1943)

Dr. Vasconcelos Costa faleceu em 25 de agosto de 2008.